É possível conciliar um emprego fixo e a iniciativa de abrir um novo negócio? O investidor Patrick McGinnis acredita que sim. Ele é autor do livro The 10% Entrepreneur: Live Your Startup Dream Without Quitting Your Day Job, em que defende que qualquer um precisa de apenas de 10% de tempo livre para se tornar empreendedor.

McGinnis, que criou o Dirigo Advisors, parte da própria experiência ao indicar novos caminhos para lidar com o dilema entre se manter seguro em um emprego e atender ao chamado do empreendedorismo. Para isso, diz, há uma quantidade de tempo ideal (que seja viável e suficiente) para investir em iniciativas fora do emprego.

E por que 10%? “Comecei com 20%, me pareceu muito e reduzi para 10%. Depois, descobri que um investidor-anjo coloca cerca de 10% de seus lucros em negócios paralelos”, explica McGinnis, estendendo o raciocínio do dinheiro para o tempo e a atenção.

O autor destaca que, muitas vezes, começar é o mais importante. Com 10% do tempo aplicado à nova iniciativa, é possível, por exemplo, descobrir até que ponto vai o gosto pelo empreendedorismo e se a ideia do novo negócio faz sentido. Além disso, também é uma oportunidade de se apaixonar pelo empreendimento a ponto de se dedicar 100% ou 110% a ele, afirma McGinnis.

Segundo o especialista, há cinco tipos de empreendedores 10%:

• O investidor-anjo, que utiliza capital próprio para fomentar novos negócios.

• O conselheiro, que investe, em vez de capital, seu tempo.

• O fundador, que opera o próprio negócio.

• O “fanático”, que tem uma paixão e não necessariamente é movido pela busca do lucro. 

• O empreendedor 110%, que já possui uma empresa e usa 10% de seu tempo para diversificar e criar um negócio paralelo.