O filósofo pop star de Harvard Michael Sandel alerta para os riscos de aplicar os valores de mercado ao bem comum e destaca iniciativas que estão corrompendo as pessoas
Na Coreia do Sul, até os anos 1980, era possível comprar “ovos de Harvard”. Eram ovos de galinha como os outros vendidos em supermercados, mas em sua caixa havia a imagem de um capelo e a mensagem de que comer ovos torna a pessoa tão inteligente quanto alguém que estuda na tradicional universidade norte-americana.
Com a justificativa de que, para proteger uma marca de abusos como esse, é preciso usá-la, a instituição entrou no negócio do licenciamento, como hoje se vê no Japão, onde se compram calças, blazers e óculos Harvard.
É aceitável a comercialização de um “santuário” do conhecimento que deveria ser um bem comum? O questionamento parte do professor de filosofia Michael Sandel, possivelmente o mais célebre dos mestres de Harvard, protagonista da série de aulas online Justice, assistida por 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Para ele, esse licenciamento comprova o fenômeno que vivemos nas últimas três décadas: da economia de mercado passamos à sociedade de mercado, onde quase tudo está à venda.