Camila é uma jovem determinada.

Cursou economia na Facamp e já sabia que queria trabalhar na 3M do Brasil. Participou do processo seletivo para estagiária e conseguiu uma vaga na área financeira. Lá se encantou com a empresa, com a cultura e com as pessoas que trabalharam com ela.

No final do estágio, não havia vaga na área financeira para efetivá-la, e ela tentou um caminho alternativo para continuar na 3M: o programa de trainees. Na primeira tentativa, foi até a fase final da etapa de seleção, mas não conseguiu a posição.

Tendo o feedback sobre os motivos de sua não aprovação, resolveu desenvolver-se no que lhe faltava. Com o incentivo dos pais, passou por um processo de coaching, que a ajudou principalmente no fortalecimento da autoestima e da autoconfiança.

Em paralelo, fez trabalhos como freelancer para colocar em prática os aprendizados do coaching.

Veio um novo processo de trainees da 3M, o de 2015, e ela se candidatou novamente. Desde o início deste ano integra o grupo de 12 trainees. Apesar de seu conhecimento sobre a empresa, entrou com humildade. Ela e os colegas foram orientados a mostrar-se abertos a aprender, pois os trainees, por terem a fama de arrogantes, podem ter certa resistência de alguns colaboradores.

“Nosso CEO reforçou a importância do aprendizado e da humildade, que todos na companhia têm muito o que nos ensinar, do presidente ao faxineiro”, diz Camila.

Na 3M, os trainees têm um líder único, da área de Lean 6-Sigma. Responsável pela organização e alocação dos projetos, ele usa o critério de assuntos relacionados para distribuí-los aos jovens e lhes dá apoio para que os concretizem da melhor maneira possível, avaliando a performance de cada um e dando feedback.

Na 3M, os trainees têm um líder único, da área de Lean 6-Sigma, que funciona como um mentor

Esse líder atua como um mentor, o que Camila considera ajuda valiosa em sua transição de estudante para profissional.

Apesar de ser sua segunda passagem por lá, a economista da Facamp surpreendeu-se de novo com a confiança que a 3M deposita nos trainees. Eles lideram projetos importantes, que farão diferença em suas áreas.

Não à toa, os trainees recebem treinamentos para facilitar a execução, em ferramentas de gestão como 6-Sigma, PMI e Lean, além do apoio dos gestores que os encomendaram.

O mais difícil até agora? Camila aponta a quantidade de reuniões do dia a dia. Como cabe aos trainees administrar seu tempo, são eles que devem fazer tudo, incluindo acomodar as reuniões nas oito horas do dia.

Camila vê na 3M uma empresa que prima pelo bem-estar e pela qualidade de vida. Desde cedo os trainees aprendem que o comprometimento com os resultados e objetivos faz parte da cultura da empresa e que horário móvel e home office servem como ferramentas para ter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Isso faz com que a jovem comece a carreira com um equilíbrio de vida bom entre trabalho, família, namorado, amigos, academia e andar de bicicleta, sua paixão. Mas ela ainda procura um tempo para continuar estudando, principalmente idiomas e, mais tarde, um MBA.

Camila enfatiza: quer continuar trabalhando na 3M e adquirir conhecimentos e experiência para tornar-se uma boa gestora. A economista da Facamp está confiante de que o atual programa de trainees lhe dará a bagagem certa para realizar seu sonho.