Feriados são ótimos para descansar e viajar, mas para os varejistas podem ser uma dor de cabeça, ainda mais este ano que conta com nove feriados nacionais, sendo a maioria numa quinta-feira. Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontam que, com isso, o comércio brasileiro deve perder em torno de R$ 10,5 bilhões no ano, valor 2% maior do que em 2016. Veja, a seguir, os setores mais afetados e a perspectiva de perda:

Uma das possíveis medidas para minimizar o prejuízo é trabalhar nos feriados, mas isso pode ocasionar aumento nos custos operacionais, o que prejudica as empresas da mesma forma. Há custos adicionais (100% para trabalhos em feriados adicionados de cerca de 37% de encargos). Aposte em ações de relacionamento com o consumidor - na loja física e virtual - durante o ano todo. Quanto mais clientes fiéis você tiver, mais fácil será manter seu fluxo de caixa em ordem.

A pesquisa da FecomercioSP desconsiderou em seus cálculos os feriados estaduais e municipais, que devem prejudicar ainda mais a atividade comercial.