Aos 41 anos, ele é o líder do momento. O ex-técnico do time de futebol estelar Barcelona –que, após um ano sabático sem bolA, vai dirigir o Bayern de Munique– conseguiu tudo com que um líder sonha em uma época de ceticismo quanto a liderANçA, como mostra reportagem HSM Management

Uma despedida” foi o título da comovente coluna que o escritor catalãoEnrique Vila-Matas, autor de livros memoráveis como Dublinesca e Bartleby e Companhia (os dois, ed. Cosac Naify), escreveu no jornal espanhol El País em junho de 2012, quando Josep “Pep” Guardiola pediu demissão do cargo de técnico de seu time do coração. Vila-Matas é sócio do Camp Nou desde 1957 (tinha 3 anos), data de sua inauguração como estádio oficial do Fútbol Club Barcelona.

Para ele, a façanha de Pep como técnico do Barça é destino, não tem volta. “Aconteça o que acontecer, haja paz ou haja guerra, tudo leva a crer que Guardiola se envolveu pela vida toda, e até poderemos vê-lo treinar a seleçãochilena ou a francesa, o Bayern ou o Chelsea, mas seu verdadeiro destino sempre estará ali, a sua espera.”