Já imaginou ter o Sheldon, personagem geek da série de TV Big Bang Theory, como um dos colaboradores de sua empresa? A dor de cabeça seria tremenda, mas estudo recente mostra que ele e seus pares poderiam preencher um grande gap do mundo corporativo: conversando com executivos de 112 das maiores companhias de capital aberto da Europa e dos Estados Unidos, descobriu-se que falta aos membros de seus conselhos de administração e diretorias a expertise necessária para compreender como as inovações impactam a estratégia e as operações.

Em um cenário em que as transformações impulsionadas pelo universo digital vêm se tornando um aspecto decisivo para o sucesso, isso equivale à morte. Clientes e fornecedores esperam das empresas que reinventem e reconstruam cada elemento de seus negócios diante de novidades como a rápida expansão do uso de dispositivos móveis.

A melhor maneira – e talvez única – de enfrentar esse desafio é atrair nerds e geeks para posições de direção, pelo conhecimento natural que possuem de tecnologia e de como ela se relaciona com as pessoas e com os negócios.