No ano passado, Jeffrey Pfeffer lançou Power: why some people have it – and others don’t, livro que ainda não havia sido lançado no Brasil até o fechamento desta edição. Não é a primeira vez que essa lenda viva de Stanford aborda o tema do poder individual nas empresas, já o tinha feito, por exemplo, em Managing with power (ed. McGraw Hill) –o que até inspirou uma entrevista exclusiva com ele na HSM Management nº 55.

Para Pfeffer, poder não é para todos. Exige que a pessoa, além de habilidades como flexibilidade, tenacidade e capacidade de “ler” o outro, também tenha grande ambição e o impulso de se tornar bem-sucedida. Uma vez decidida a conquistar o poder, sua presença física é fundamental para se impor em reuniões ou diante do chefe.

Nesta entrevista exclusiva, Pfeffer mostra que não teme controvérsia e que, embora cite o italiano Maquiavel apenas de passagem em seu livro, é um dos pensadores a reabilitá-lo. Quantas pessoas o leitor conhece que admitem publicamente que, para chegar ao topo, adular o chefe pesa mais que bom desempenho? Afirmá-lo em plena era colaborativa, de redes horizontais, pode parecer até uma heresia.