Brasileiro no time sênior: Enderson Guimarães (CEO da PepSico Europa) Em um de seus maiores lançamentos, a PepsiCo apresentou a Pepsi Next ao mercado norte-americano em março de 2012. Trata-se de uma bebida que tem 60% menos açúcar que a Pepsi-Cola tradicional. A campanha publicitária de lançamento era dirigida a quem, preocupado com o consumo calórico, substituiu refrigerantes por chás e pelas chamadas águas saborizadas. “Beber para crer” era a mensagem. Mas será que Wall Street crê?

Os últimos anos estão sendo difíceis para a PepsiCo. Indra Nooyi, presidente do conselho e CEO, vem focando produtos mais saudáveis, porém o desempenho não tem sido bom. As ações se mantiveram quase inalteradas desde que ela assumiu o cargo, há seis anos, enquanto as da Coca-Cola dobraram de valor. Os investidores estão impacientes, e alguns acusam a executiva de excessiva concentração na estratégia de nutrição.

No início de 2012, a empresa anunciou mudanças em sua gestão. John Compton, que tinha conduzido, com sucesso, o negócio da Frito-Lay nos Estados Unidos e na América Latina, foi promovido a presidente. Seis meses depois, no entanto, ele decidiu deixar a companhia.