Os visitantes da área de exposições da ExpoManagement 2009 depararam com vasto leque de opções: quase duzentas palestras sobre os mais variados temas da gestão foram ministradas em paralelo às apresentações do auditório principal. Economia, empreendedorismo, governança, marketing, tecnologia e responsabilidade socioambiental foram alguns dos assuntos abordados e discutidos por especialistas de instituições de ensino e outras organizações.

A variedade e a complementaridade dos temas propiciaram ao público do evento abundância de perspectivas que vão ao encontro da busca do gestor brasileiro de sucesso. Afinal, aproveitar oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento é um dos atributos desse gestor, segundo estudo realizado por Roger Born, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com líderes de grandes empresas brasileiras. Em sua palestra, o professor explicou que esse gestor também é atento ao que se passa a seu redor e valoriza a opinião dos outros, mas constrói a própria visão de mundo, como recomendou Rudolph Giuliani em sua apresentação. É o pensar por si. Talvez isso explique por que você está lendo esta matéria agora. Outras características do gestor de sucesso no Brasil são a autoconfiança e o gosto pelos desafios, a capacidade de tentar novamente após errar e o desenvolvimento de uma rede de relacionamentos.

“O conhecimento age como uma arma. É preciso que esteja nas mãos de pessoas preparadas” Roger Born