Estrela do Vale do Silício e uma das companhias mais bem avaliadas do mundo, a Palantir Technologies pouco fala com a imprensa. Não há clareza sobre qual é seu negócio principal, descrito ora como data mining, ora como desenvolvimento de software e plataformas digitais capazes de cruzar grandes volumes de dados para encontrar padrões relevantes – seja em relação ao comportamento dos consumidores, seja para ajudar na captura de um terrorista como Osama bin Laden, ex-líder da Al Qaeda. (Vale lembrar que entre seus clientes estão a CIA, o FBI, o Departamento de Defesa e a Receita Federal dos EUA.)

Apesar da nuvem de mistério em que está envolta, a Palantir tem sido personagem frequente de reportagens. Uma das mais recentes foi publicada em maio pelo BuzzFeed e mostra como o jogo da confiança é decisivo para ela e até para o modelo de negócio dominante do Vale do Silício. Com base em documentos internos e entrevistas com especialistas diversos, a reportagem afirma que dois elementos centrais do crescimento da empresa estão sob ameaça.

O primeiro é o sistema de “reservas” de potenciais clientes dispostos a pagar pelos serviços no futuro, algo que tem contribuído para gerar no mercado a confiança de que a Palantir atrairá investimentos mesmo sem abrir o capital – a empresa já descartou um IPO. (Embora a companhia afirme ter fechado 2015 com US$ 1,7 bilhão em “reservas”, apenas US$ 420 milhões se traduziram em receita efetiva.) Além disso, nos últimos meses, clientes importantes não teriam renovado seus contratos, entre eles Coca-Cola e American Express.