Em abril de 2001, Jack Welch se retirou da presidência executiva da General Electric, cargo que ocupou durante duas décadas. Em questão de meses, escreveu seu primeiro livro – lançado no Brasil com o título Jack Definitivo pela editora Campus/Elsevier – e realizou um ciclo de apresentações que se tornou o ponto de partida para uma nova fase em sua vida profissional: a de palestrante e consultor.

“Nesses seminários, dos quais participam entre 30 e 5 mil espectadores, divido o cenário com um moderador, em geral um jornalista especializado em negócios, e procuro responder a tudo que a audiência me pergunta”, diz Welch. “Nos três anos de conferências ouvi centenas de perguntas, mas a maioria poderia ser resumida na seguinte: o que é preciso fazer para vencer?” A resposta está em seu segundo livro, Paixão por Vencer, também publicado no Brasil pela editora Campus/Elsevier. Em mais de 350 páginas, Welch descreve as principais estratégias e práticas que lhe permitiram, durante sua atuação, aumentar –e muito– o faturamento e o lucro da General Electric. Entre 1981 e 2000, o faturamento passou de US$ 25 bilhões para US$ 130 bilhões, enquanto o lucro saltou de US$ 1,5 bilhão para US$ 13 bilhões. Paixão por Vencer está dividido em quatro partes. A primeira é conceitual e inclui os princípios básicos da filosofia de Welch sobre management, como a definição de missão e dos valores corporativos e de um sistema de mérito denominado “diferenciação”. A segunda, intitulada Sua empresa, aborda as questões de liderança, seleção e gestão de pessoas. A terceira parte, A competência, é uma seção que agrupa as reflexões sobre a criação de vantagens estratégicas, o esboço de orçamentos e o crescimento. E a última aborda a carreira profissional: encontrar o trabalho adequado, conseguir promoções e saber relacionar-se com os chefes, em particular com os “difíceis”. Ao final, há ainda perguntas sobre temas diversos, como as que se referem à ameaça da concorrência chinesa e o futuro da União Européia.

Jack Welch define seu livro como “um guia de viagem” para presidentes executivos, executivos seniores, donos de empresas, gerentes médios e todos aqueles que tenham “ambição e paixão”. Como todo bom guia, concentra-se em pontos essenciais, evita qualquer atraso ou desvio e desde o primeiro capítulo oferece descrições e opiniões categóricas. Assim, sem preâmbulos, começa por definir “missão” e “valores”, dois conceitos “abstratos, excessivamente utilizados e bem pouco compreendidos” no mundo dos negócios.