No filme que inaugura a nova franquia do Homem-Aranha, que encheu as salas de cinema nas férias de julho, Peter Parker é o típico jovem da geração Y. Mais do que em qualquer outra versão, nessa o rapaz tímido que se descobre com superpoderes não só está ambientado em um cenário atual, como teve sua personalidade atualizada. Ele quer tudo para hoje. Admira a integridade do tio, mas é ambicioso e se identifica com grandes empreendedores.

Isso também é o que revela a pesquisa Líderes dos Sonhos dos Jovens, em sua 11ª edição brasileira. O estudo é uma iniciativa da consultoria Cia de Talentos e da NextViewPeople, empresa de pesquisa focada em gestão de pessoas. Foram coletadas mais de 67 mil respostas de jovens universitários e recém-formados no Brasil, na Argentina, no México, na Colômbia, no Chile, no Peru e na América Central (os três últimos, pela primeira vez).

Assim como Peter Parker, os jovens querem traçar um caminho próprio e parecem ter deixado para trás a ideia de ídolo. De saída, 40% dos entrevistados admitem que não admiram um líder atual —seja por não se lembrarem de ninguém que mereça sua admiração, seja por considerarem que muitos só visam o lucro ou são corruptos.