Um livro que marcou época na década de 1950, escrito por A.E. Van Vogt, tem o título Voyage of the Space Beagle, que no Brasil recebeu a tradução de Missão interplanetária. Trata-se de uma história de ficção científica em que o autor descreve as viagens de uma nave espacial repleta de cientistas e especialistas nas principais áreas do conhecimento humano e que atravessa o Universo em busca de planetas distantes e está sempre envolvida em graves problemas. É considerado um clássico de aventuras cósmicas e serviu de base para muitas criações posteriores no cinema e na literatura.

Em um universo de especialização cada vez maior, o mais importante é ter a visão do todo e, assim, ser capacitado a buscar as respostas para as mais diversas perguntas

O personagem central dessa obra, que inspirou toda a série Star trek [Jornada nas estrelas], era o único nexialista a bordo e, por não ser especialista em nenhuma disciplina específica, era visto com certo desdém pelos colegas cientistas. Afinal, ninguém considerava o nexialismo uma ciência de fato. Não é preciso dizer que, em quase todas as situações de perigo ou risco vital da nave e de seus tripulantes, era sempre o nexialista que surgia como herói, graças a sua habilidade de integrar diferentes matérias ou ciências, como psicologia, química e física, na busca da solução ou salvação da equipe.