Confira os highlights dos eventos da HSM que discutiram os desafios-chave das empresas nas áreas de marketing, negociação e vendas, com um público de mais de 4,5 mil pessoas em quatro cidades brasileiras
Onde estão as maiores dores de cabeça dos gestores atuais? Segundo os palestrantes dos eventos realizados pela HSM em setembro e outubro de 2014, nos campos do marketing, da negociação e das vendas. Se, no do marketing, muitos executivos se confessam perdidos quanto à real missão do departamento, nos da negociação e das vendas, a criação de valor é sabotada no dia a dia das operações.
Quem primeiro chamou a atenção para a confusão da área de marketing foi o especialista Philip Kotler, que, a convite da HSM, falou a públicos empresariais de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília. Segundo ele, fenômenos como globalização, internet, mídias sociais, hipercompetição e ciclo de vida dos produtos reduzido mudaram as tarefas dos gestores da área, que agora são seis:
Como qualquer decisão que não contemple a satisfação do público-alvo tem chance de ser equivocada, a primeira das tarefas, quase nunca cumprida, é crucial. Exemplificando quem a leva a sério, Kotler citou a Apple, cujas reuniões de diretoria deixam uma cadeira vazia para representar o consumidor.