A maioria das empresas nasce, se desenvolve, amadurece e morre em um período de tempo relativamente curto. Ainda está por ser pesquisado se esse período é mais curto para as empresas familiares do que para as não familiares; o fato é que se conhecem muitas empresas bicentenárias, ou até ainda mais antigas, e quando se começa a estudar esse filão em profundidade se descobre que a maioria das empresas duradouras é composta de autênticas dinastias familiares. De fato, as pesquisas realizadas pela disciplina Empresa Familiar, da IESE Business School, indicam evidência de maior longevidade para as grandes empresas familiares do que para as não familiares.

O enfoque de longo prazo

A visão de longo prazo (em contraposição à mania pelo curto prazo, que impera em outros meios empresariais da atualidade), que transcende a própria geração, é a principal característica das empresas familiares. Sua estratégia está baseada na prudência e na antecipação, e seus objetivos não são meramente econômicos, mas também sociais. Seus proprietários são famílias que se autoimpõem a obrigação de transformar a sociedade por meio desse instrumento de criação de riqueza que é a empresa. E esse é um valor que os membros da família passam de geração para geração, como um legado transcendental.