Dizem por aí que só somos felizes quando encontramos nossa vocação, como ocorreu na saga Star Wars com Luke Skywalker, um fazendeiro em um planeta deserto que, em certo momento, recebeu uma mensagem de um robô, foi chamado para ajudar a salvar a galáxia e se tornou um cavaleiro jedi. Luke tinha a “Força” dentro dele, mas sua trajetória foi repleta de altos e baixos, combates, crises, dilemas, forças contrárias, Darth Vader e Yoda, e ele precisou superar tudo para realizar sua missão. Um dos maiores fenômenos do cinema de todos os tempos, Star Wars não é um sucesso por conta de seus monstros, efeitos especiais, espaçonaves em combate, planetas sombrios e sabres de luz. O que faz Star Wars brilhar é sua capacidade de transmitir valores universais em uma história com verdades que nos tocam, como a de que só somos felizes quando achamos nossa vocação.

O filme apresenta lições em metáforas que nos possibilitam entender a complexidade de nossos sentimentos para lidarmos melhor com eles. É como quando Darth Vader se divide entre a devoção a seu mestre e o amor a seu filho e escolhe o segundo. Não importa que seja ficção; o aprendizado é: sempre podemos nos redimir e corrigir erros do passado, quando reconhecemos nosso lado negro e o dominamos.

Star Wars é o paradigma de boa história: inclui uma transformação verdadeira, passa conhecimento, tem significado para a audiência. Basicamente, constitui uma ferramenta que equipa as pessoas para que possam viver melhor sua vida e seus relacionamentos e construir seu futuro –como toda boa história deve ser.