Se você acompanha o noticiário, sabe que o Brasil está vivendo um movimento aparentemente infindável de fusões e aquisições e que os pequenos negócios de empreendedores têm sido alvo preferencial nessa onda, seja por servirem como porta de entrada para quem vem de fora e quer instalar-se nesse mercado emergente, seja com o objetivo de injetar vitalidade em negócios mais maduros.

O que acontecerá, no entanto, com esses empreendedores quando forem “adquiridos”? Eles se dobrarão ao establishment ou desafiarão os novos chefes? Vão se adaptar a uma burocracia ou fazer com que os outros se adaptem a seu dinamismo? Nossos empreendedores saberão encaixar-se em uma gestão mais bem formatada?

HSM Management investigou situações similares no passado e descobriu três casos emblemáticos que antecipam o que virá: o da Meri Sistemas e Tecnologia, adquirida pelo grupo alemão Voith; o da Informed, comprada pela Diasonics e depois pela GE; e o da HOTWords, incorporada pelo grupo espanhol Canalmail. Com base nesses depoimentos, nós até nos permitimos inventar uma palavra: “pós-empreendedor”.