Se o leitor encontrasse um gênio da lâmpada que apenas atendesse a pedidos de limões, não de limonadas, o que pediria? Nesta era de incertezas, muitos gestores haveriam de querer um framework que facilitasse a solução de problemas de negócios e a inovação.

O mais próximo desse gênio na vida real pode usar saias e chamar-se Jeanne Liedtka, professora e pesquisadora da Darden School of Business, da University of Virginia, Estados Unidos. Liedtka lançou no início deste ano um manual “faça você mesmo” sobre design thinking, que permite aos gestores das organizações avançarem mesmo quando não podem contratar um consultor especializado: The Designing for Growth Field Book.

Desde 2009, os livros de Liedtka vêm apresentando aos gestores as ferramentas do design, em geral úteis nos ambientes incertos que requerem respostas criativas e quando se pretende mudar o comportamento das pessoas. Agora, com o novo livro, a autora deu um passo além, detalhando esse processo passo a passo para empoderar os gestores e ajudá-los a alcançar o crescimento orgânico que ela tanto defende. Liedtka tem cada vez mais alunos brasileiros e concedeu esta entrevista sobre o assunto a HSM Management Management por meio de um ex-aluno e agora parceiro de iniciativas em Inovação e Design Thinking: Luiz Augusto Ferreira Velloso.