Para desenvolver ferramentas inovadoras de apoio à internacionalização de empresas brasileiras, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está desenvolvendo, em parceria com a HSM, uma pesquisa com empresas que visa identificar os elementos fundamentais para que o processo de internacionalização seja bem-sucedido.

Entre os aspectos trabalhados estão a seleção de mercados prioritários para a atuação da companhia, as competências de gestão que ela precisa desenvolver para administrar sua atuação internacional e o planejamento de marketing a ser feito para o posicionamento da empresa ante o público internacional. Os resultados finais serão publicados na edição 96 da revista HSM Management, de janeiro-fevereiro de 2013.

A pesquisa está alinhada com um estudo de mercado realizado pela Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Agência, que identifica os países e setores com as maiores oportunidades comerciais para empresas brasileiras. Durante a HSM ExpoManagement, realizada de 5 a 7 de novembro, o estudo será apresentado pelo diretor de negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, no estande “Brasil: Gestão que Dá Certo”.