Aumenta, cada vez mais, a pressão social para que tenhamos sucesso profissional. Aumenta a pressão no trabalho por resultados de curtíssimo prazo que são cada vez mais difíceis de obter. Aumenta a pressão para adquirirmos as competências que a organização nos impõe (ou seremos desqualificados). Aumenta a pressão por um aprendizado cada vez mais largo e profundo. Vivemos, todos, dentro de uma panela de pressão.

O pior é que, no Brasil atual, essa panela está no fogo mais forte de um fogão turbo, porque a economia não galopa, não anda, nem sequer engatinha – só dá marcha à ré. Porém há uma pressão ainda mais maléfica do que essas todas juntas: a da solidão. A sensação é a de não haver a quem recorrer nesse aperto.

Não é verdade. O mundo moderno nos dá possibilidades diferentes do mundo anterior. Podemos contar com serviços profissionais de aconselhamento para planejar a vida, a carreira e/ou a organização. Custam aos bolsos, mas são um investimento mais do que um custo: planejar o caminho adiante economiza tempo, energia e dinheiro em vaivéns de aprendizado. Investimos em ganhar tempo, energia e dinheiro.