Trabalhar juntos eles trabalham. Mas não são poucas as reclamações que consultores e clientes têm uns dos outros.

Segundo os consultores, muitos potenciais clientes agem de modo pouco ético, seja esperando propinas e presentes na hora da contratação, seja utilizando mão de obra externa para executar uma tarefa que deveria ser feita internamente (ou por isso sair mais barato, ou para não levar a culpa por eventuais problemas e fracassos). Já os clientes reclamam que os consultores cobram demais e nem sempre lhes dão a atenção devida, enviando seus profissionais juniores para aplicar questionários padronizados.

Por que tanta queixa? A culpa é principalmente dos clientes, segundo analistas imparciais, no sentido de que estes têm a faca e o queijo na mão para contratar o serviço. Os clientes é que não estão alinhando as expectativas como deveriam. As melhores práticas de contratação de serviço de consultoria e de relacionamento entre consultores e clientes foram estudadas pela equipe do Directors Contact Group, da Echa (agência reguladora europeia que cuida da indústria química). O grupo é uma plataforma para troca de ideias e experiências entre a Comissão Europeia, a agência reguladora e as entidades de classe das empresas e, embora atue especificamente no setor de químicos e na União Europeia, suas lições podem ser utilizadas como parâmetro em qualquer área de negócio e em qualquer lugar do mundo.