Sydney Finkelstein, professor de ges­­tão da Tuck School of Business, do Dart­mouth College, Estados Unidos, estuda, há 12 anos, os deslizes que acabam com a carreira de líderes renomados e disso fez o livro Por Que Executivos Inteligentes Falham (ed. M.Books). Mesmo sabendo que um erro geralmente não é responsabilidade de uma única pessoa, e que reflete ainda o contexto e as circunstâncias em que tomou suas decisões, vale repassar cinco erros que o estudioso apontou em 2011 para aprender com eles.

Leo Apotheker. Decidiu vender o negócio de computadores pessoais da empresa e se arrependeu; recuou quanto ao lançamento de um tablet para concorrer com o iPad. Em menos de 11 meses, a HP perdeu mais de US$ 30 bilhões em valor de ações e demitiu muita gente.

John Corzine. O ex-número um do banco Goldman Sachs e ex-governador de Nova Jersey assumiu o comando da MF Global para transformá-la em uma corretora que desafiasse e superasse os riscos, mas os riscos que assumiu foram enormes, como se Corzine fosse um “caubói das finanças”, conforme Finkelstein. Em outubro de 2011, a empresa entrou em concordata e Corzine ainda conseguiu explicar o desaparecimento de US$ 1,2 bilhão.