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Estou aqui para falar com vocês sobre como o conceito inovação tem sido inovado. Então, isso é inovação multiplicado pelo poder da rede, se você assim preferir. Para começar a conversa, eu estava ouvindo o Marcus e algumas observações sobre suas observações.

Ele estava falando sobre a Wikipédia, que eles desejam que seja a Wikipédia e não o dicionário. Se você pensar sobre Wikipédia, comparada com a Enciclopédia Britânica, É um grande exemplo sobre a diferença entre a velha maneira de fazer inovação e a nova maneira de inovação colaborativa.

Porque Wikipédia é inovação colaborativa, não é somente uma pessoa que cria as entradas, É uma comunidade de centenas de milhares de contribuintes, e a Wikipédia hoje tem mais informação, e na verdade, informação mais precisa. Essa foi uma foi uma afirmação que a Britânica fez,

“a nossa informação é mais correta”. Mas estudos mostram que isso não é verdade. Esse é o poder da rede. Esse é o poder da colaboração. E essa é a nova maneira de se pensar em inovação. Qual o antigo paradigma da inovação?

Quando pensamos sobre inovação da maneira tradicional, a imagem que nos vem a mente é, Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento, AT&T, Dell Labs, o centro de pesquisa Palo Alto da Xerox, o centro de pesquisa Watson com a IBM, esses eram os templos da inovação.

Inovação era feita por grandes grupos de cientistas, engenheiros, especialistas em P&D dentro das empresas, usando “Skank Works” ("trabalho de gambá"), o Skank Works foi uma ideia popularizada pela LockHeed onde a equipe, basicamente, deseja manter segredo para criar novas tecnologias, novos produtos como a nave espiã.

Todas as propriedades intelectuais pertenciam à empresa, e todos os cientistas trabalhavam para a sua empresa. Esse modelo de proprietários, específico a uma empresa somente, inovação fechada, já não é sustentável. Os custos são muitos altos e simplesmente leva muito tempo. Se você olhar para as empresas farmacêuticas hoje, por exemplo,

Custa cerca de 500 milhões a 1 bilhão de dólares para colocar uma nova droga no mercado, e demora 10 anos. Então hoje, as empresas farmacêuticas estão em uma crise por causa da ideia de drogas campeãs, o modelo de negócio e o processo de inovação simplesmente não estão funcionando.

Esse é o antigo paradigma, o antigo modelo. Mas porque esse modelo não está funcionando? Porque o contexto de inovação mudou. Vivemos em um mundo diferente, o mundo que vivemos hoje está conectado, globalmente ligado. Eu estava conversando com alguns executivos ontem, do seu país ontem e eles disseram:

Bem, no Brasil é diferente, nós não temos laptops. E eu disse, mas vocês tem celulares. E eles disseram sim, temos 2 celulares por pessoa. Então a penetração de celulares no Brasil é provavelmente maior do que 100%. Então, as pessoas estão conectadas, elas estão conectadas na Índia. A Índia tem 565 milhões de pessoas com aparelhos móveis.

E isso tem crescido 60 a 70 milhões todo ano. Então hoje, todo mundo no mundo, quase 3 bilhões de pessoas estão na rede. E isso tem profundas implicações, o que isso significa é que no mundo hoje a informação se move rapidamente.

As ideias são copiadas rapidamente, o que você cria, os chineses podem fazer pela metade do preço e os indianos podem fazer por 1/3 do preço. Existem muitas pessoas inteligentes no mundo e elas estão todas competindo pelo seu negócio.

Então, não existe monopólio para talentos e o ciclo de vida para novos produtos é mais curto. Nas minhas observações ontem para a Volkswagen do Brasil, eu fiz uma observação de que quando eu estava trabalhando no Japão com a Nissan,

eles me disseram uma estatística que me assustou muito, No Japão hoje, um carro novo comum perde 50% do valor em 12 meses. Os carros estão se tornando como laptops. Você tem que criar novos modelos muito mais rapidamente.

Nos tínhamos um tempo de 8 anos de ciclo vida do produto, aí se tornou 6 anos, depois desceu para 4 anos, e talvez 2 anos. Como isso aconteceu tão rapidamente? Então inovação precisa ser mais rápida. Conversando com o pessoal da Cisco, eles me disseram que tudo o que eles fazem, a Huawei, da China, faz pela metade do preço,

E eles estão alcançando muito mais rápido. Então o ritmo em que você precisa estar inovando ficou mais rápido. E outro problema que você tem encontrado, é que os produtos e os serviços tem ficado mais complexos. Tem mais tecnologias combinadas num produto.

Mais uma vez, a observação com automóveis é, que hoje se você compra um carro, você tem GPS, você tem bluetooth, você tem wifi, hotspots, você tem serviço de internet, você tem aplicativos tudo dentro do seu carro. O que as companhias automobilísticas sabem sobre softwares? O que eles sabem sobre ... Elas pensam sobre si mesmas como provedores de internet?

Elas pensam sobre si mesmas como provedoras de telefonia celular? Então essas habilidades precisam ser trazidas para o mundo automobilístico. Similarmente, se você olha para um smartphone hoje, um smartphone combina tecnologias de ótica, de semicondutores,

de rede sem fio, de software, de conteúdo, mídia e assim por diante. Esse aparelho requer tantas habilidades que é muito difícil trazer todas essas pessoas, e todos os especialistas para a sua empresa. E mais importante, o pensamento é que, muitos desses especialistas, e muito, muito desse talento esta do lado de fora da sua companhia,

Então você não pode mais simplesmente fazer inovação sozinho. Não importa quão grande é a sua empresa, não importa quão forte, não importa quantos cientistas você tem. Os riscos são muito altos e os custos de fazer isso sozinho ficaram muito difíceis.

Eu também acredito que a rede mudou como fazemos inovação, e quero falar sobre isso. Como podemos usar o poder da rede, o poder das pessoas que estão fora da nossa empresa para fazer 3 coisas, aumentar o número de ideias que você tem acesso, aumentar a velocidade em que você inova e aumentar a qualidade do resultado da sua inovação.

Porque no final, quando você olha para o seu processo de inovação, tem 3 coisas que você precisa se preocupar, Ter mais ideias, melhorar a velocidade e melhorar a qualidade do resultado. E o que eu te mostrarei através de exemplos, é como essa abordagem de rede,

pode melhorar os resultados da inovação, não somente por 1 ou 2, mas por 10, 100, 1000. O poder da rede realmente é um multiplicador exponencial na qualidade da sua inovação, na quantidade de sua inovação, essa é a ideia básica.

Um dos princípios fundamentais, é a co-criação, você não cria sozinho, você colabora. Você cria com a colaboração de colaboradores externos, e isso às vezes também chamado de “crowd sourcing”. Crowd sourcing é a noção que você busca ideias de uma multidão de pessoas fora da sua empresa.

Envolve aproveitar o cérebro global. O cérebro global é uma metáfora que eu uso e também título de um livro que eu escrevi alguns anos atrás, onde eu disse que existe um cérebro gigante disponível para você, todos os talentos criativos ao redor do mundo

Principalmente nos mercados emergentes, o Brasil sendo um exemplo deles. Esse conhecimento é criado socialmente, que existem jogadores especiais que você pode dividir o trabalho, existem pessoas que fazem inovação, pessoas que fazem logística para você, pessoas que fazem desenvolvimento de produto

e você pode especializar especialistas na rede sem ser dono todas os bens que você precisa. Antes de você abrir o exterior, você precisa abrir o interior, precisa abrir a sua mente, Você precisa abrir a sua empresa para mudança de cultura, porque as empresas tendem a serem bem protetoras da sua propriedade intelectual.

Eles tendem não gostar de perder o controle do processo de inovação. Existe muito ... a maior resistência que você vai enfrentar ao implementar essas ideias na sua empresa vai vir de dentro. Quando tentamos inovar como uma escola de negócios, olhamos para ideias que parecem iniciativas em educação

elas são uma armadilha para nós e precisamos mudar. O que nos impede de mudar? Nós mesmos. Nós significa os funcionários. O que dizem? Encontramos o inimigo, e somos nós. Nós temos um problema. O seu inimigo é você mesmo, o seu inimigo é a sua gerencia interna que diz: é muito arriscado

É muito perigoso, vamos perder controle, a competição vai copiar nossas ideias ... Sim, isso vai acontecer, mas os benefícios, eu espero que eu tenha conseguido mostrar a vocês que os benefícios, são muito superiores do que o risco que você corre, e a conclusão que eu deixo com vocês é

se você não fizer, a competição fará, porque hoje, não importa onde você esteja você está competindo em um mundo global uma das cenas importantes para inovação colaborativa é que é um risco para o talento Essa marca global? Os seus competidores estão atrás dela também. Os consumidores tem escolha, com quem eles vão colaborar?

E eles vão escolher baseados na empresa que oferecerá a melhor em experiência e colaboração, Que é batizada com equidade, batizada com respeito, a Procter & Gamble percebeu isso,que uma conexão precisava ser feita, e eles disseram, nos queremos ser a primeira escolha do inventor

queremos ser o parceiro preferido deles, porque os tratamos com equidade, os tratamos com respeito E lidamos com a capacidade intelectual deles dando um retorno. Você tem que se tornar o parceiro colaborador preferido para os seus clientes, para os seus fornecedores,

para todos ao seu redor porque eles têm escolha. Eles têm escolha, não somente em com quem eles fazem negócios, eles têm uma escolha com quem eles colaboram para facilitar inovação. Então, agora temos que pensar sobre os nossos consumidores, não somente como pessoas para quem vendemos

mas pessoas com quem colaboramos, e temos que pensar sobre o valor proposto, não somente do nosso produto mas o valor proposto da colaboração. Porque inovação, eu acredito, que mudou de uma maneira fundamental, e nunca voltaremos atrás para o modelo tradicional.

Então eu espero que você possa olhar para algumas dessas ideias, algumas dessas sugestões, e o benefício que você tem no Brasil, é que o mercado está um pouco atrasado comparado com os Estados Unidos e Europa Então você pode ter um moto na sua empresa com: Orgulhosamente emprestado de outro lugar

Porque isso é o que fazemos no mundo acadêmico, não criamos nossas próprias ideias, pegamos emprestadas Nós construímos sobre as ideais de outras pessoas, é ok fazer isso. Você não precisa reinventar a roda, existe muito experimento, muita coisa que já foi feita nos EUA

Eu acredito que existe uma grande habilidade, e poder e oportunidade para você, de adaptar para o contexto brasileiro alguns desses experimentos, algumas dessas inovações, algumas dessas boas práticas que eu compartilhei com vocês

e você vai ganhar uma vantagem na sua competição. Eu espero que você possa pegar algumas dessas ideias coloca-las em prática e levar a sua inovação para um novo nível. Muito obrigado por me convidarem e por sua atenção.