Peter Senge, Bryan Smith, Nina Kruschwitz, Joe Laur e Sara Schley afirmaram: para criar um futuro sustentável, faltam pessoas que tenham um novo modo de pensar e perceber a realidade, que sejam capazes de contemplar as necessidades imediatas não só da atual geração, mas também das futuras. Isso aparece no livro A Revolução Decisiva (ed. Campus/Elsevier), lançado em 2010.

Pensar de maneira diferente faz agir de maneira diferente, segundo os autores. Sua visão, que encerra grande dose de confiança no ser humano, não se limita a cinco pessoas; ela parece estar vinculada ao surgimento de uma escola de pensamento otimista e multidisciplinar, segundo a qual a realidade não é a que pensamos, mas melhor.

Diante do temor de que um planeta superpovoado veja seus recursos naturais e materiais se esgotarem, um grupo de líderes do pensamento e de empresas está convicto de que um mundo melhor é, sim, totalmente possível. Um mundo em que a ciência, a tecnologia e as comunidades gerem abundância de recursos e os seres humanos reduzam a violência que exercem hoje contra a própria espécie.