Nicole Williams descobriu muito jovem que o que alguém faz profissionalmente, durante oito ou dez horas diárias, tem impacto profundo em todos os âmbitos de sua vida. Daí seu interesse precoce em ajudar as pessoas a planejar suas carreiras. Graduada em ciências políticas e em serviço social, Williams fundou dois empreendimentos dedicados ao desenvolvimento profissional e escreveu três livros para divulgar suas ideias –o último deles foi Girl on Top: Your Guide to Turning Dating Rules into Career Success (ed. Grand Central), lançado em 2009.

Williams tornou-se uma especialista no uso do LinkedIn, a rede social que tanto ajuda os profissionais a se colocarem. Em entrevista a HSM Management, ela explicou que essa plataforma redefiniu a forma de as empresas contratarem pessoas. No passado, os empregadores limitavam-se a anunciar vagas e esperavam até que aparecesse algum candidato adequado; hoje, graças ao LinkedIn, podem identificar que habilidades querem para determinada posição e ter acesso a indivíduos talentosos e com afinidades pessoais que não estejam procurando emprego ativamente. Eis suas quatro recomendações principais:

• Quando você busca se conectar com uma pessoa, conheça-a pessoalmente ou não, não envie uma solicitação de conexão em branco. “Você deve fazer uma mensagem pessoal indicando que sabe algo sobre essa pessoa e que, por conta disso, está interessado em estabelecer um vínculo.” Afinal, a troca de informações é a chave dessa rede.