Para Marshall Goldsmith, o célebre coach de executivos, dois elementos diferenciam as pessoas de sucesso do resto dos mortais: a felicidade que conquistaram e a importância que atribuem à atividade que realizam. Esses dois fatores conduzem a algo muito poderoso: o “mojo”. Trata-se de uma gíria de origem creole que significa “charme” e “poder pessoal” e é usada pelo especialista como sinônimo da boa disposição e da autoestima que permitem lidar bem com adversidades.

É o que ele prega em seu mais recente livro, Mojo: how to get it, how to keep it, how to get it back if you lose it (ed. Disney Press), advertindo que atingir o mojo exige muita coragem. "Mas o resultado vale a pena. Mojo é um estado de espírito positivo que nos ajuda a progredir e a conseguir nossos objetivos com facilidade, pois o importante é o que estamos fazendo e se nos divertimos com isso”, explica.

Identidade. Como você percebe a si mesmo? As opiniões de seus familiares ou amigos próximos não contam. Se você não tiver clareza sobre sua identidade, também não poderá entender como se ganha ou se perde o mojo.