Depois de vender a primeira empresa que fundou para o Yahoo!, o empreendedor Paul Graham criou a segunda para lançar startups em massa: a Y Combinator. Com ela, conforme esta reportagem, oferece capital inicial e assessoramento aos fundadores e os coloca em contato com os principais investidores de risco

Escreva a palavra “startup” no Google e em poucos segundos a busca trará aproximadamente 120 milhões de resultados. Poucos fenômenos parecem hoje mais efervescentes do que o espírito empreendedor, tanto no Vale do Silício como em outros milhares de lugares do mundo. Mas uma só pessoa conquistou o título de “guru das startups”. Chama-se Paul Graham, nasceu em 1964 e quem o conhece diz que tem essa combinação, geralmente marcante nos empreendedores, de inteligência suprema com um quê de arrogância.

Nem ele imaginava o destino que o esperava, porém. Por mais que fosse fanático por informática desde a adolescência, na realidade ele queria ser escritor. Ao graduar-se em filosofia pela Cornell University, achou que o assunto era incompreensível e optou pelo curso de ciências da computação em Harvard, onde obteve doutorado. Já era um programador de destaque, cobiçado por várias empresas, quando novamente decidiu mudar de rumo: matriculou-se na Rhode Island School of Design com o objetivo de tornar-se pintor e, depois, fez cursos na Accademia di Belle Arti de Florença.