Encontrar padrões é parte da natureza humana. Há, porém, descontinuidades que mudam as regras do jogo de maneira abrupta. Elas podem surgir de diversas formas: desastres naturais, invenções revolucionárias ou forças socioeconômicas, como uma crise financeira. Qualquer que seja a fonte da descontinuidade, o resultado é o mesmo: de repente, o amanhã não é mais como você imaginava.

Mesmo as pequenas descontinuidades podem fazer com que se ganhem ou percam fortunas. Ainda assim, a maioria das empresas presta pouca atenção a acontecimentos que, embora menos prováveis, teriam grande impacto caso se tornassem realidade. [A figura ao lado comprova isso, cruzando a probabilidade do acontecimento –que vai de “inconcebível” a “garantido”– com o impacto que esse acontecimento teria –de “insignificante” a “muda as regras do jogo”.]

Não estamos dizendo que você deve trabalhar com a expectativa de que algo particularmente improvável ocorra; todo jogador de pôquer sabe que não pode esperar sempre um flush. No entanto, um bom jogador de pôquer prevê cenários para saber o que fazer nas raras ocasiões em que sua mão vem com um flush. Nos negócios, isso pode ser chamado de ter “mentalidade descontínua”.