Há algum tempo conheci o Wharton Societal Wealth Program (WSWP), programa de geração de riqueza social da Wharton School, dos Estados Unidos. Duas coisas catalisaram minha atenção:

Em condições de incerteza, os participantes do WSWP, liderados pelo professor Ian MacMillan, utilizam seis princípios-guia que os impelem a estabelecer o escopo, mapear as questões sociopolíticas, “prototipar” um modelo de negócio social, planejar uma abordagem realista de desengajamento e saída, antecipar consequências indesejadas (negativas e positivas) e adotar uma abordagem de aprendizado baseada em descobertas, em detrimento da clássica orientação ao planejamento.

Entre os projetos ativos do WSWP, seleciono um, multidisciplinar, na Zâmbia, que já emprega mais de cem trabalhadores na produção de alimentos para aves. Os alimentos destinam-se a mais de 1,2 mil novas granjas, que produzem o equivalente a 2,5 milhões de porções diárias de proteínas por mês, em uma região considerada pobre e nutricionalmente deficiente. O projeto gera emprego, renda, consumo, dignidade, desenvolvimento social e leva esperança às pessoas, a partir de uma nova causa ou propósito de vida.