Bob Lutz passou quase meio século trabalhando para e com os homens que comandam a maior parte da indústria automobilística mundial. Teve a oportunidade de acompanhar de perto que estratégias funcionam e que tipos de liderança são eficientes e de diferenciar as fraquezas dos presidentes-executivos que são apenas irritantes ou fatais para o negócio.

Para ele, liderança não é algo teórico. É personificada por pessoas de carne e osso, com a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam e de inspirar os outros. No livro Icons and Idiots: Straight Talk on Leadership (ed. Portfolio), Lutz apresenta o perfil de 11 homens [veja quadro na página 78] que tiveram influência sobre ele e sua carreira, de um professor do ensino médio e um sargento da Marinha aos ex-presidentes da BMW, da Ford, da Chrysler e da GM. Ele não pega leve nem com os que ainda estão vivos nem com aqueles que já partiram. Lutz raramente foge da raia, e isso torna seus relatos e observações especialmente cortantes.

O estilo é importante para Lutz; ele busca escrever livros de negócios que tenham também a capacidade de entreter. “Quero instruir ao mesmo tempo que divirto, ou divertir ao mesmo tempo que instruo. Se um livro não é divertido de ler, por que alguém vai se importar com ele?”