Entre os dez capítulos do livro Libertando o Poder Criativo, um dos que mais interessam aos gestores é o nono: “Como ser um líder criativo”. Trazemos na íntegra para o leitor de HSM Management o trecho desse capítulo que descreve os dez princípios que um líder precisa seguir –em três esferas básicas– se realmente quiser ter uma organização inovadora. A primeira versão do livro foi escrita por sir Ken Robinson em 2001, mas, em 2011, após as revoluções causadas pela internet e com maior conhecimento das necessidades das empresas, o especialista britânico o revisou e modificou totalmente –e a HSM Editora o lançou no final de 2012. Robinson é autor do célebre Robinson Report, relatório feito para o governo britânico com medidas para promover o crescimento econômico por meio da educação para inovar.

Ser um líder criativo envolve assumir papéis estratégicos em três esferas básicas: das pessoas, dos grupos e da cultura. Cada uma dessas esferas envolve princípios ou práticas essenciais, mas que não podem ser considerados fases ou passos lineares. Trata-se de processos orgânicos que precisam alimentar uns aos outros em um constante ciclo de enriquecimento mútuo.

Pessoas