A edição 2010 da HSM ExpoManagement foi comemorativa; celebraram-se 10 anos do maior evento de gestão do mundo. Desde 2001, as 4 mil pessoas que ocuparam o auditório principal do evento em cada dia de programação puderam ter acesso ao que existe de mais avançado em conhecimento de gestão. Há 10 anos, portanto, a ExpoManagement influencia a agenda corporativa no País e é alimentada por ela, uma vez que os temas que aborda respondem a necessidades concretas de desenvolvimento do executivo brasileiro.

A primeira edição da ExpoManagement foi realizada dois meses após o atentado às Torres Gêmeas, em 2001, e sob a sombra da quebra das empresas ponto.com na Nasdaq, o que colocava em pauta a questão sobre se os negócios na internet eram apenas uma onda ou se poderiam prosperar. O célebre Michael Porter, um dos palestrantes do evento, acabou jogando luz sobre a discussão e lembrou que uma empresa baseada na internet éainda uma empresa, ou seja, precisa atentar para os fundamentos da gestão, como retorno sobre o capital e lucro econômico, a exemplo de qualquer organização comercial.

Hoje, essa discussão pode até parecer tola, mas em 2001 fervilhava. Afinal, os investidores estavam tendo sustos demais, inclusive com a desaceleração da economia nos EUA e a situação econômica da Argentina. Também como reflexo dessa tensão, as economias emergentes entravam na pauta das discussões daquele ano.