A primeira vez que um comprador encontra um produto na prateleira do supermercado é o momento crucial para qualquer marca. Ou ele vai levar, ou seguir adiante para comprar a marca rival. Mesmo que dure apenas alguns segundos, esse instante é tão crítico para os profissionais de marketing que, em 2005, a P&G cunhou a expressão “a primeira hora da verdade” para descrevê-lo.

Com a internet, o modo como as pessoas compram mudou. Muito antes de encontrarem os produtos na prateleira, elas buscam as melhores opções online. Quando efetivam a compra, já leram resenhas, compararam preços e viraram suas opções do avesso.

Para descrever essa nova realidade, profissionais de marketing on-line criaram, nos Estados Unidos, a expressão “zero moment of truth” cuja sigla, ZMOT, vem ficando conhecida (a tradução no Brasil seria “hora zero da verdade”, uma vez que “moment of truth” foi consagrado aqui como “hora da verdade”). No ZMOT, os responsáveis pelo marketing têm de competir pela atenção do público online muito antes da decisão de compra ser tomada.