O mercado de varejo brasileiro tem vivido uma fase movimentada nos últimos anos. A fusão da Casas Bahia com o Grupo Pão de Açúcar, que também adquiriu a rede Ponto Frio e já era dono da rede Extra, e a da rede Insinuante, da Bahia, com a mineira Ricardo Eletro foram as principais e ficaram sob todos os holofotes.

Longe dos grandes centros e de parcerias externas, porém, está uma concorrente fundada há 45 anos em Douradina, no Paraná, que apostou no interior do País como seu foco de negócio. A Gazin tem, hoje, mais de 170 lojas de eletrodomésticos e móveis distribuídas pelos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

Além dos pontos de venda de varejo, a holding conta com 14 centros de distribuição e uma vasta rede de negócios, que englobam cinco fábricas de colchões e estofados, fazendas, financeiras e até um posto de combustível (veja quadro na próxima página). No total, o grupo Gazin faturou R$ 1,938 bilhão em 2011, com crescimento médio superior a 20% nos últimos quatro anos.