Se você pedir permissão para fazer alguma coisa, talvez não goste da resposta. Então, não peça. Essa é a recomendação do empreendedor serial norte-americano Alexis Ohanian a funcionários de todas as empresas. Em alguns ambientes de trabalho, as coisas já funcionam assim: não é preciso pedir autorização para tomar decisões, lançar projetos e usar as verbas corporativas. Mas a maioria das organizações, construídas com base em hierarquia e no sistema de comando e controle, não segue essa cartilha, em especial em economias emergentes, como o Brasil.

O problema com isso é a ameaça de longo prazo. Segundo Ohanian, as empresas não serão capazes de recrutar e reter talentos nos próximos anos se não oferecerem às pessoas mais flexibilidade no modo de realizarem seu trabalho. Ele mesmo tem 30 anos de idade e conhece a geração de que fala.

Ohanian é cofundador do Reddit, comunidade social online em que os usuários votam no conteúdo, decidindo o que merece destaque. Ele também é autor de Without Their Permission, no qual defende a tese de que ter funcionários que buscam aprovação para tudo é ruim para os negócios.