No Brasil, o grande destaque dos licenciamentos de marca é a Mauricio de Sousa Produções, com a Turma da Mônica, que tem faturamento estimado em R$ 2,6 bilhões, possui a própria produtora de espetáculos e faz a venda de revistas. Entretanto, no mercado internacional de licenciamentos, a turma brasileira que brilha é outra – a da Galinha Pintadinha, com seus desenhos de traços bem definidos, coloridos e alegres.

A empresa por trás desse negócio é a Bromélia Produções, que escolheu se movimentar com mais foco no mercado internacional. Em 2011, a Galinha Pintadinha se tornou La Gallina Pintadita, em espanhol (de sotaque mexicano), indo parar na Netflix Latam, voltada para o público hispânico que vai do Chile ao sul dos Estados Unidos.

“A empatia com as crianças pequenas é grande e o sucesso veio rápido”, afirma o gerente de operações da Bromélia, Miguel Moreira. De fato. Segundo a empresa, o público hispânico já acessou seus vídeos quase 1 bilhão de vezes. E, em maio último, a empresa obteve o 89º lugar entre as marcas mais licenciadas do mundo no ranking 150 Top Global Licensors, com US$ 300 milhões movimentados em 2014. Nossa simpática Galinha bateu, por exemplo, um concorrente direto, o Teletubbies, programa voltado para o mesmo público.