Quais são as questões “quentes” de amanhã? Peter Drucker começa o livro Desafios Gerenciais para o Século XXI chamando a atenção do leitor para os pontos cruciais –e “de vida ou morte”, em suas palavras– que, certamente, serão os desafios centrais no século XXI. 

Estratégia competitiva, liderança, criatividade, trabalho em equipe e tecnologia são desafios gerenciais que já podem ser identificados, discutidos, analisados. Entretanto, até agora, poucas empresas e executivos o fazem. “Aqueles que trabalham nesses desafios hoje e se preparam para os novos desafios serão os líderes e dominarão o amanhã”, profetiza Drucker. Os que esperarem até que esses pontos tenham se tornado, de fato, questões quentes provavelmente ficarão para trás. Talvez nunca se recuperem. 

Desafios Gerenciais para o Século XXI é um livro voltado para a ação. Foi publicado, pela primeira vez, em 1999, e sua elaboração deixou o então professor da Claremont Graduate School perturbado. Afinal, mudanças sempre perturbam, e foi baseado em contexto de intensas mudanças que o visionário formulou as questões-desafios que são objeto dessa obra. Ele explica sua angústia: “Vivemos um período de profunda transição. Em muitos casos, as novas realidades e suas demandas requerem uma reversão de políticas que funcionaram bem no último século e, ainda mais, mudança na mentalidade das organizações e das pessoas”.