Sua empresa oferece algo verdadeiramente novo ou só melhora um pouco o que já existe no mercado? O expert em liderança James Champy, chairman e estrategista-chefe da firma de consultoria dell-Perot Systems e coautor do best-seller reengenharia, afirma que, para inspirar e fidelizar os clientes, uma empresa tem mesmo de vender produtos e serviços originais. Ele estará no brasil no início de agosto para um seminário hsm
5. O sr. diz que o mercado está experimentando uma mudança sísmica, que a relação comprador-vendedor está se invertendo. Como é isso?
Os compradores de hoje, em geral, acreditam que sabem mais sobre um produto ou serviço do que a pessoa que o vende. Isso tem sua origem na quantidade de informações disponíveis na internet e nas comunidades de consumidores que seguem de perto determinadas marcas. As organizações perderam o controle de sua imagem. As pessoas têm opiniões próprias sobre os produtos e serviços das empresas e fica mais difícil influenciar suas escolhas com uma simples campanha de marketing.
Não acredito que a maioria das grandes empresas entenda essa mudança. Ou, se chegaram a compreendê-la, não sabem bem o que fazer. Parece-me que isso tem relação com o fato de seus executivos não estarem acostumados a ficar tão perto do consumidor. O número um da Campbell’s Soup, Doug Conant, é exceção. Ele procurou se aproximar do público para revitalizar a empresa. Infelizmente, parece que não há muitos indivíduos que abram um negócio com o desejo de criar produtos e serviços que as pessoas realmente queiram.