"E se fizéssemos um estudo de caso ao vivo no qual os participantes pudessem interagir diretamente com os protagonistas do caso?” Essa foi nossa proposta ao juntarmos os times da HSM Educação Executiva e do Rock in Rio para desenvolver o RiR Academy by HSM. Uma pequena maluquice? Talvez, mas a proposta pode ser adjetivada de várias outras maneiras, como altamente colaborativa e realmente inédita na educação executiva brasileira.

O caso Rock in Rio em si é uma inspiração para qualquer empresa e está bem desenvolvido na página 84 desta edição. O que eu quero compartilhar com o leitor é como nasceu o Rock in Rio Academy. Inspirados na d.school, de Stanford, utilizamos um processo criativo e não linear de cinco elementos para chegar a essa inovação.

Por fim, um tripé de conceitos, construídos ativamente pela liderança, deu musculatura à participação do time nesse processo: a confiança criativa, o pensamento do design (design thinking) e a inovação. A confiança criativa é que faz o time colaborar ultrapassando as fronteiras, como nesse caso de colaboração entre duas organizações – HSM e Rock in Rio; o método adotado por designers é que ajuda a descobrir as suposições escondidas nos problemas a serem resolvidos; e a inovação tem de ser vista como um esporte de contato, que demanda de nós o melhor que temos para dar todos os dias.