O crowdfunding (ou financiamento coletivo) está influindo na maneira pela qual os empreendedores lançam novos produtos. Acompanhamos mais de 200 projetos de tecnologia, design de produtos, hardware e videogames que fizeram campanhas no Kickstarter e, juntos, obtiveram mais de US$ 17 milhões de cerca de 239 mil apoiadores. E dois elementos se mostraram especialmente relevantes: 1- Abertura a ideias Em geral, quanto maior o nível de abertura, melhor o desempenho futuro do produto.  Estratégias de inovação que promovem a abertura incluem buscar fontes externas de informações, como clientes, fornecedores, distribuidores e universidades. 2- Mais apoiadores A quantidade de apoiadores que um projeto consegue atrair é um importante indicador das chances futuras do produto no mercado, mais significativa até do que o montante que se consegue levantar por meio da campanha de financiamento. Isso acontece porque a importância de cada um dos apoiadores vai além de quanto ele consegue desembolsar. Essas pessoas dão retorno sobre o produto em desenvolvimento e tendem a ser ótimos divulgadores. Como atrair um número maior de apoiadores? Jamais fazer campanha quando a maior parte das atividades de desenvolvimento do produto já estiver concluída. Os apoiadores potenciais valorizam o fato de participarem do esforço que leva ao produto final, e é preciso cultivar isso. 4 recomendação aos empreendedores --------------------------------- 1. Abrir-se a ideias de fora. Para isso, o empreendedor deve buscar de maneira proativa sugestões de clientes, fornecedores, especialistas do mundo acadêmico, organizações profissionais e apoiadores do financiamento coletivo. Não se deve pedir apenas dinheiro aos apoiadores, mas também que compartilhem suas ideias. 2. Realizar a campanha de financiamento logo no início do desenvolvimento do novo produto. Os potenciais apoiadores querem participar do processo desde o início. 3. Estruturar a campanha para atrair o maior número possível de apoiadores, até mesmo aqueles que vão contribuir com pequenas somas. 4. Manter os apoiadores informados sobre a evolução do produto.