A dinâmica para uma empresa alcançar os resultados esperados, na prática, é bem simples: contar com produtos e serviços de qualidade e com profissionais preparados e motivados. O que fazer, então, quando um colaborador começa a faltar demais ou vive distraído e pouco focado no trabalho?

A solução para a maioria dos casos passa pelo diálogo. O gestor tem de conversar com o funcionário que se ausenta ou está com a produção em baixa para entender de onde vem o problema. É importante identificar os motivos para a falta de comprometimento e sua abrangência: o gargalo pode estar localizado em algumas pessoas, áreas ou regiões, ou pode atingir a empresa como um todo. A resolução vai depender dessa análise.

Observar o ambiente organizacional e fatores como condições de trabalho, estilo da supervisão e de liderança, participação dos profissionais na tomada de decisões e o relacionamento na empresa - se é amigável ou de competição - são pontos importantes. Para isso, algumas perguntas podem ajudar: