Não, a receita não é “casar-se com Bill Gates”. Melinda Gates sempre trabalhou duro. Quando era funcionária da Microsoft e não tinha filhos, ficava até tarde no escritório, sem ter hora para sair. Quando os teve, subiu sua barra da produtividade. “Ser mãe me ensinou a trocar de tarefas rapidamente”, contou à revista Fast Company. E seu estresse sempre foi elevado.

Depois, à frente da maior instituição filantrópica do mundo, com ativos de US$ 37,6 bilhões, Melinda entrou de novo em um ritmo alucinante, como em seus tempos de Microsoft. “Seis ou sete anos atrás, embora eu amasse esse trabalho, ficava emendando viagens e reuniões, corria para casa para ficar com meus filhos, abria e-mails tarde da noite e por aí vai. E pensei: ‘Não quero viver assim. Não sei se estou dando o melhor de mim’.”

Melinda decidiu mudar e conseguiu. O que ela fez? Uma de suas primeiras atitudes foi parar de tentar limpar a caixa de e-mails diariamente. “Entendi que algumas mensagens precisavam de mais informações antes de eu responder e que outras nem precisavam de resposta. Agora só volto para o computador em certas noites da semana.” 

Outra mudança surgiu em uma conversa que teve com o cogestor de sua fundação, o financista Warren Buffett. “Ele me disse: ‘Lembre que você está assumindo os problemas que a sociedade deixou para trás, e isso aconteceu justamente porque são problemas difíceis’. Isso me fez perceber que preciso de um tempo para encher meu próprio balde profissional se quiser ser boa no que faço.”

Então, ela passou a fazer intervalos de 15 minutos ao longo do dia para ter um tempo consigo mesma, em silêncio, entre terminar uma reunião e ir para outra. “Acredito muito em tirar um tempo para descansar e refletir, especialmente quando se trabalha em alguns dos maiores desafios mundiais.”

Melinda ainda guarda dois segredos para seu bem-estar. Um é o de ser praticante assídua de meditação; o outro, mais inusitado e curioso, o hábito de trocar de objetivo com frequência, o que ajuda a desestressar. Se hoje seu foco é erradicar a malária, uma das piores doenças que o mundo já viu, amanhã terá de ser outro.