Talvez o leitor já tenha ouvido falar no CEO da Hyundai, Chung Mong-Koo, e em mais algum nome mostrado aqui, mas dificilmente conhecerá os sete. O ranking de presidentes-executivos da revista European CEO, que pesquisa 28 países, desafia os brasileiros, mais acostumados às listas norte-americanas, e, por isso mesmo, é interessante. Nas oito primeiras posições, só Jeff Bezos, da Amazon (que aparece em terceiro lugar), é um nome norte-americano de visibilidade mundial. Entre os critérios adotados na seleção aparecem o aumento de rentabilidade, a capacidade de inovação, a internacionalização e a estratégia de sustentabilidade.

Atuou no Banco Mundial e, em 2011, ingressou nesse banco comercial e com fins lucrativos, que tem atuação em 33 países do continecontinentenafricano. Seu modelo de negócio é ousado –baseia-se em sustentabilidade e no desenvolvimento das comunidades– e dá resultado: em 2012, os lucros da empresa chegaram a US$ 1,2 bilhão.

Entre os rankings de CEOs de empresas mundo afora, o da revista European CEO se destaca por estimular o olhar para mercados emergentes