Quando Carl Laemmle, alemão naturalizado norte-americano, montou sua primeira sala de cinema, os amigos acharam que ele estava louco –e apostaram em seu fracasso, pois tinham certeza de que as pessoas não voltariam para ver outro filme. Laemmle, porém, acreditou no setor recém-inaugurado e se tornou um dos pioneiros de Hollywood.

Ele nasceu em 1867, na cidade de Laupheim, Alemanha, e em 1884, aos 17 anos, com pouco dinheiro e sem falar uma palavra de inglês, viajou para os Estados Unidos, atraído pelas promessas de felicidade divulgadas nas revistas alemãs. Dez anos mais tarde, fazia parte da classe média, graças ao trabalho de contador e administrador.

Nos primeiros anos do século 20, avaliou que era hora de ter o negócio próprio, e sua primeira opção foi uma rede de lojas. No entanto, tudo mudou quando entrou em um “nickelodeon”, nome das primeiras salas de cinema, uma referência ao preço popular das sessões –um níquel. O público era formado por trabalhadores e outras pessoas das classes mais pobres. Vem daí o menosprezo dos mais abastados pela novidade: eles viam ali apenas um entretenimento de massa e não um bom negócio.