Quando executivos identificam um líder que admiram, geralmente subestimam quanto aquele indivíduo lutou para controlar certos padrões de comportamento ou facetas de sua personalidade. Para grandes líderes, até parece fácil, mas, na verdade, a maioria deles trabalhou duro para conhecer e modular a própria personalidade.Quando se sobe na hierarquia, descobre-se frequentemente que é preciso destacar ou refrear certos aspectos. Pontos fortes às vezes se tornam fracos.

Como moldar-se? Felizmente, avanços nos estudos de psicologia nos fornecem o framework de personalidade do líder. Nas últimas décadas, as pesquisas começaram com uma lista de 18 mil itens de personalidade e convergiram para cinco dimensões amplas —cada uma reunindo um conjunto de traços—, hoje amplamente aceitas: necessidade de estabilidade, extroversão, abertura, condescendência e retidão.

Com base em nosso trabalho de coaching com executivos sêniores, identificamos algumas das armadilhas mais comuns associadas a excessos nas cinco dimensões de personalidade.