A Dow Chemical apostou seu futuro na aquisição da Rohm & Haas. Anunciado em julho de 2008, o acordo foi um movimento audacioso. A compra desse fabricante de produtos químicos especializados não só consumiu todos os recursos financeiros da Dow, como representou uma mudança fundamental no modelo de negócio da empresa.

O chairman e CEO da Dow Chemical, Andrew Liveris, utilizou a palavra “transformacional” para descrever o negócio de US$ 18,8 bilhões em espécie: o acordo reduziria adependência da empresa em relação a commodities de margem menor, altamente voláteis e cíclicas, e traria produtos com valor agregado, cuja diferenciação oferecia oportunidades globais e margens maiores.

Aquele não foi apenas mais um dia no ramo das fusões e aquisições, foi uma aposta estratégica radical, com consequências de vida ou morte para essa companhia venerável, fundada em 1897. Muitos CEOs teriam evitado tal aposta, ainda que seja o tipo de movimento que a maioria deva fazer no atual ambiente de negócios em rápida mudança.