Imagine que sua organização presta um serviço de saúde que é quase um monopólio no mercado, não consegue dar conta da fila de espera por atendimento em suas 14 unidades –que chegou a dez anos e se reduziu à metade, segundo estimativas– e fica se debatendo sobre como expandir o sistema com R$ 26,9 milhões para investir. Então, de repente, um concorrente anuncia que em dois anos criará uma rede de 64 unidades para prestar o mesmo serviço, com um orçamento total de R$ 1,5 bilhão, e, antes de completar esse prazo, já inaugurou 123 unidades.

Essa é a história atual da AACD, a Associação de Assistência à Criança Deficiente, instituição que é referência em reabilitação motora, fundada no Brasil dos anos 1950, em meio a uma epidemia de paralisia infantil. A concorrência do programa Viver Sem Limites, do governo federal, apesar de bem-vinda, provoca uma transformação radical e prova que a era da mudança se aplica também ao universo das organizações sem fins lucrativos. Com a novidade, todo o planejamento e as metas, definidos no início de 2012 com foco na expansão de unidades de atendimento financiada pelas doações arrecadadas na maratona televisiva anual Teleton, ficaram ultrapassados. Foi preciso encurtar o intervalo usual até o planejamento seguinte, de três anos, e rediscutir o papel da AACD no Brasil.

“O programa Viver Sem Limites traz uma realidade completamente diferente para o País e nos faz reler os cenários traçados e rever todo o planejamento”, confirma Regina Helena Scripilliti Velloso, presidente voluntária do conselho de administração da AACD, que está liderando esse processo. “Ocupávamos um espaço em que não havia uma política de atendimento sólida; existiam esforços isolados nos estados e municípios, mas sem coordenação nacional”, explica. “Agora, nosso papel muda.”