• Buscando ser diferente, a Tesla foi instalada pelo empreendedor sul-africano Elon Musk no inovador Vale do Silício, em vez de na tradicional Detroit.

• Sua sobrevivência depende do sucesso do Model S, lançado em junho. É um carro elétrico que concorre no segmento de sedãs premium, um dos primeiros passos da empresa na direção do modelo popular, embora ela esteja oferecendo pouco volume a alto preço. O mercado para veículos elétricos nos Estados Unidos é um enigma impulsionado pela política de incentivos do governo, mas a Tesla começou bem: 30 mil unidades reservadas antes mesmo das primeiras entregas.

Quando a Tesla Motors se mudou para sua sede de Palo Alto, na Califórnia, em 2010, o CEO Elon Musk fez um brinde com seus funcionários. Com sotaque sul-africano, disse: “À criação da maior empresa de automóveis do século 21 é a diferença que vocês fazem no mundo, tirando-nos da dependência do petróleo tão rápido quanto possível”. Em 2006, dois anos antes de a montadora de carros elétricos começar a entregar seu modelo Roadster, de US$ 109 mil, o CEO registrou em seu blog o plano mestre da companhia: