Nos próximos cinco anos será possível acessar aplicativos de qualquer lugar e a qualquer momento. Haverá maior liberdade para o usuá-rio e, ao mesmo tempo, mais regulamentação para as empresas.

Quem garante isso é Stephen Herrod ao comentar as tendências em tecnologia da informação (TI). Herrod fala com conhecimento de causa, ele é o responsável pela tecnologia da VMWare,uma das empresas do Vale do Silício que mais cresceram na última década e que inclui, entre seus clientes, todas as empresas do ranking Fortune 100. “A VMWare foi criada há 12 anos com o objetivo inicial de simplificar a tecnologia da informação, porque a TI se tornou muito complexa”, diz o especialista.

De onde veio tanta complexidade? Da relação íntima entre software e hard-ware. Romper essa ligação é a forma de reduzir a complexidade. Segundo Herrod, a virtualização chegou para desfazer essa conexão. Em entrevista exclusiva a HSM Management, ele explica em que consiste a tecnologia da virtualização, como ela contribui para o desenvolvimento da “computação em nuvem” e as tendências mais importantes em TI.