A crise político-econômica que o Brasil vive tem deixado empresas paralisadas. É uma reação racional diante das incertezas e dos dados de consumidores acuados? Não totalmente, se lembrarmos o que a história ensina: esses momentos, cíclicos, são repletos de oportunidades. Para que respondam menos irracionalmente ao contexto, o especialista em economia comportamental Dan Ariely, da Duke University, sugere que os gestores brasileiros façam experimentos sobre o que dá certo e o que não funciona. Nesta entrevista exclusiva, ele também aborda comportamentos para enfrentar a corrupção e a baixa autoestima.

Diante de seus muitos anos de estudos sobre comportamentos irracionais, eu lhe pergunto: haveria uma forma mais racional de os brasileiros responderem à atual crise político-econômica? 

Sim, controlando o medo. Em geral, o medo não resulta em tomada de decisões racionais. Eu, por ser israelense, penso muito no terrorismo quando penso em medo. O terrorismo causa mortes, é muito triste, mas as reações a ele são descabidas. Quantas pessoas morrem por dia no trânsito de São Paulo? Quantas morrem por violência urbana? Certamente são mais do que as vítimas de terrorismo.